Recurso energético renovável, produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos. É constituído sobretudo por metano e gás carbônico e a sua principal produção se dá nos aterros sanitários e com resíduos orgânicos e dejetos.
Biogás gera energias térmica, elétrica e combustível veicular, que são legalmente reconhecidos por terem as mesmas capacidades e potencialidades dos seus substitutos fósseis.
Biogás também gera biofertilizantes e bioCO2.
Vantagens
Biogás é energia renovável e diminui o impacto ambiental se comparado com outros combustíveis. Tem elevado teor de metano e dióxido de carbono (CO₂) que, ao invés de um passível ambiental, tornam-se ativos energéticos e econômicos.
O Brasil é altamente dependente de fertilizantes para o agronegócio, importados e dolarizados. Em 2021, foram importadas 4,16 toneladas de fertilizantes, 22% a mais em relação a 2020, correspondendo a 85% de importação do insumo.
Os insumos para produzir fertilizantes (além de alguns fertilizantes) estão entre os 10 produtos mais importados pelo Brasil. Ou seja, a importação de fertilizantes tem grande importância para o mercado brasileiro.
A Rússia foi a principal exportadora de adubos e fertilizantes em 2021 e 2022, seguido da China. Já o fósforo é importado principalmente da Rússia, Ucrânia e Marrocos, este último com 43% da produção mundial.
Ou seja, o Brasil, apesar de maior produtor de alimentos do mundo, é altamente dependente de fertilizantes, sobretudo o fósforo, com elevado impacto na cesta do agronegócio, com custos dolarizados.
É um biofertilizante composto por 26% de fósforo e 5% de nitrogênio recuperados de efluentes de sistemas de tratamento biológico, como o digestato da biodigestão anaeróbica.
O biofósforo substitui o fósforo importado, indexado ao dólar e submetido aos custos da logística de transporte internacional.
Biogás e biofertilizante fomentam a produção de alimentos.
O processo do biogás trata dejetos e efluentes, transforma passivos ambientais em ativos energéticos e reduz a poluição hídrica.
Biogás e biofertilizantes são produzidos de forma descentralizada e gera energia limpa.
Refinar biogás envolve tecnologia, produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.
Biogás e biofertilizante reduzem o uso de fontes fósseis, apoiam a mobilidade limpa e o uso de resíduos urbanos e rurais.
Produzir e usar biogás e biofertilizantes reduzem a emissão de gases do efeito estufa (GEE) e promovem a descarbonização da economia.
Fale conosco!
É muito fácil para você saber como ter um projeto de energia solar, preencha seus dados abaixo e enviaremos a melhor proposta para você.